MATERIAIS ELÉTRICOS


Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção em um dos seguintes tipos: “Transformador de corrente com vários enrolamentos primários distintos e isolados separadamente”. Essa descrição corresponde a qual tipo de TC?


Enrolado


Com núcleo dividido.


De Barra.


Com vários enrolamentos primários.


De janela.

Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção em um dos seguintes tipos: “Transformada de corrente cujo enrolamento primário é constituído por uma barra, montada permanentemente por meio do núcleo da transformada”. Essa descrição corresponde a qual tipo de TC?


De janela.


Enrolado.


Com núcleo dividido.


De Barra.


Com vários enrolamentos primários.

“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifica essa afirmação?


Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.


A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.


A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).


Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.


O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.

Uma subestação (SE) é um conjunto de ___________________ e/ou transformação e, ainda, eventualmente, de compensação de reativos usados para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência e possibilitar a sua diversificação através de rotas alternativas, possuindo ____________________ capazes de detectar os diferentes tipos de faltas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde essas faltas ocorrem.

Complete a frase:


Equipamentos acessórios; dispositivos de controle.


Equipamentos de manobras; dispositivos de proteção.


Equipamentos transformadores; dispositivos de controle.


Equipamentos de manobras; dispositivos de controle.


Equipamentos acessórios; dispositivos de proteção.

Os mecanismos de acionamento dos contatos dos disjuntores variam de fabricante para fabricante. Basicamente, existem 4 tipos de comandos, sendo eles:

 

I. Mecânico, elétrico, pneumático, óleo-pneumático.

II. Por indução, por condução, por impulso, pneumático.

III. Pneumático, elétrico, mecânico, por pulso.

 


Apenas as alternativas I e II


Apenas a alternativa I


Apenas a alternativa III


Apenas a alternativa II


Todas estão erradas

Marque a alternativa INCORRETA.


A tranmissão de energia elétrica pode ser realizada em corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC).


A tranmissão de energia elétrica pode ser realizada em alta tensão ou ultra-alta tensão.


Na transmissão em alta tensão, a redução da bitola dos condutores propicia redução do peso e uma grande economia para a concessionária devido a redução do custo de aquisição dos cabos.


Utilizamos altos valores de tensão na trasmissão da energia elétrica com objetivo de reduzir o valor da corrente, e consequentemente reduzir a bitola dos condutores.


A transmissão CC é mais comum do que a transmissão CA, sendo utilizada preferencialmente em linhas de transmissão de pequenas distâncias (menores que 200Km).

Quais dos elementos NÃO são considerados semicondutores:


Índio e Gálio


Germânio e Boro


Carbono e Cádmio


Cobre e Tungstênio


Silício e Selênio

Quanto à classificação dos materiais magnéticos em relação à permeabilidade, podemos dizer que os materiais paramagnéticos são:

 


Cromo, manganês e platina.


Ouro, prata e chumbo.


Ligas de ferro-silício.


Ligas para ímãs permanentes.


Quase todas as substâncias orgânicas.

Os ______________________ devem apresentar um elevado magnetismo residual, o que é típico de materiais magnéticos ditos duros.


Diamagnéticos.


Ferromagnéticos.


Ímãs permanentes.


Paramagnéticos.


Materiais Condutores.

De acordo com a segunda lei Ohm, a resistência elétrica pode ser relacionada com outras grandezas como a resistividade, comprimento de um condutor e área transversal de um condutor. Desta forma, podemos considerar INCORRETA  a seguinte afirmação:

 


A resistência elétrica também sofre influencia da temperatura. A resitência de um metal (material condutor) irá diminuir com o aumento da temperatura, devido ao aumento de eletrons livres no material.


Quanto menor o comprimento de um condutor, menor será o valor de sua resistência elétrica.

 


Quanto mais baixo for o valor da resistividade, mais facilmente o material permitirá a passagem de corrente elétrica.

 


Quanto maior a área da secção transversal de um condutor menor será o valor da resistência elétrica.

 


A resistividade elétrica de um material é diretamente proporcional ao valor da resistência elétrica.

 

Páginas: 12345678910